Friday, February 29, 2008

O que os candidatos à presidência pensam sobre os imigrantes?

A maior preocupação dos imigrantes que moram nos EUA é sobre o que o novo presidente fará para facilitar a vida de cada um deles por aqui. Os indocumentados temem uma deportação. E os legais torcem por um país mais justo. Mais de 12 milhões de imigrantes ilegais vivem atualmente nos EUA.
O tema se tornou comum entre os presidenciáveis após perceberem que estariam perdendo muitos votos se não discutissem o problema. Hoje os latinos são a minoria que mais cresce no país.
Existem três candidatos em destaque nesta corrida presidencial. A ex-primeira dama dos EUA, e senadora democrata Hillary Clinton. O também democrata Barack Obama e o republicano John McCain.
Hillary é favorável ao programa trabalhador convidado, mas só na agricultura. A senadora é contra a emissão de carteira de motoristas para indocumentados. Ela defende um novo sistema de verificação de empregadores, mas é contra as batidas em locais de trabalho. Votou pela construção de um muro na fronteira entre o México e os EUA. E promete facilitar a vinda de familiares dos imigrantes legais para o país.
Obama quer um novo sistema de verificação de empregadores, apesar de concordar com as batidas em locais de trabalho. No primeiro ano de mandato, ele promete realizar uma reforma imigratória. O democrata apóia o programa trabalhador convidado, mas apenas se eles puderem mudar de empregador. É favorável a carteira de motorista para indocumentados e de mais vistos para trabalhadores qualificados.
E o republicano McCain defendeu em parceria com o democrata Edward Kennedy, a legalização dos indocumentados em 2006 e 2007. Com isso ele ganhou vários desafetos dentro do partido. Em campanha, ele deixou de falar sobre o tema imigração e acha que é necessário reforçar a segurança na fronteira para depois se discutir sobre legalização.

No comments: