Sunday, February 24, 2008

Ande sem medo em NY

A Segurança em Nova York é um dos fatores que mais me seduz a viver um bom tempo aqui. É fantástico ir a um show, teatro ou cinema e poder voltar para casa despreocupada a pé, de metrô ou de ônibus. Você até encontra umas figuras bizarras pelas ruas, mas não se preocupe, elas não farão nada com você. Mas talvez alguém te assuste. Acho que a probabilidade é de 1 em 1 milhão. Eu sou campeã em atrair loucos. Certo dia estava atravessando uma das ruas de Manhattan e um lunático veio em minha direção, deu um grito e foi embora. Não é uma sensação muito boa, mas existem loucos em toda parte do mundo, concorda?
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, Nova York deixou de ser uma das cidades com maior índice de criminalidade do mundo. O prefeito Rudolf Giuliani criou a Lei Tolerância Zero, para reduzir os índices de violência na cidade. Ele colocou na cadeia policiais criminosos, combateu desvios e até demoliu delegacias.
Sair de casa sem medo de ser assaltado é sentimento raro no Brasil, mas aqui não existe razão para esconder o seu celular de última geração, laptop, ipod, ou máquina fotográfica. São coisas comuns entre os moradores da cidade, portanto não há perigo de alguém querer roubar o seu. Existe um excelente policiamento. Viaturas da polícia passam o tempo todo. Recentemente presenciei um incêndio na porta de um prédio. Alguém jogou um colchão no lixo que por causa do clima seco pegou fogo. Em segundos chegaram 4 carros de bombeiros e 3 viaturas da polícia. E isso tudo por um colchão pegando fogo do lado de for a de um apartamento. Imagine se acontecer algo com uma pessoa!
Viver numa das metrópoles mais seguras do mundo é um privilégio hoje em dia. Ainda mais tendo a oportunidade de respirar cultura e adquirir os costumes de um país de primeiro mundo.

2 comments:

Marcos Rodrigues said...

E aí Manu!
Estou acompanhando este blog. Mas vi que vc está com outros dois. Já o coloquei entre os meus endereços.

Se vc quiser que divulgue os outros me avisa que coloco os links. Olha estou procurando aprende a adicionar áudio (Podcast) aos meus textos.

Vídeo eu já domino e irei entrar numa nova fase em breve. Sugiro que faça o mesmo que considerar um assunto interessante.

Essa do cara que gritou para tu foi uma onda. Já pensou se tivesse filmado???

Cuidado com essas malas novaiorquinas.

Um abração e sucesso!

Manoela Maia McGovern said...

Boa idéia querido! Vou pensar em incluir vídeos no blog. E quantos aos outros, salvei para projetos futuros. Por enquanto não escrevi nada neles.
Beijo,
Manoela.