Monday, February 18, 2008

Imigrantes em protesto

Todos jornais brasileiros que li durante esta semana abordaram o mesmo assunto: o medo dos imigrantes na cidade de Danbury. Recentemente cerca de 3 mil e 500 pessoas participaram de uma manifestação em frente à prefeitura de Danbury, no Estado de Connecticut, aqui nos EUA.
Brasileiros e hispanos protestavam contra a parceria da polícia da cidade com o Departamento Federal de Imigração. Muitos americanos apoiaram a manifestação. A parceria autoriza os policiais municipais a serem agentes imigratórios e a pedirem a documentação da população.
Essa decisão causou tumulto e desespero entre os imigrantes da cidade, já que a maioria deles está em situação ilegal. Danbury tem cerca de 90 mil habitantes, onde 34% deste total vieram de outros países. Os comerciantes estão apavorados. O movimento no comércio diminuiu cerca de 50%. Muitos imigrantes estão com medo de sair de casa. Alguns só saem para trabalhar. E outros proibiram até os filhos de irem à escola.
Algumas pessoas estão se mudando para cidade vizinhas e até para o Canadá. Os estabelecimentos americanos estão sendo boicotados. Os imigrantes se negam a entrar neles como forma de protesto. A lei é bastante severa na cidade. Se alguém, por exemplo, andar distraído na rua e não na calçada, corre o risco de ser multado. A população está esperançosa e acredita que a situação vai melhorar com as eleições presidenciais. Eles torcem por uma anistia ou por uma lei de imigração que funcione.

No comments: