Saturday, June 28, 2008

Prévia do Brazilian Day anima os Novaiorquinos na Little Brazil


Photos by Ricardo Pimentel
Ao som de tibaus, agogôs e afoxé, a famosa rua 46 de Manhattan, mais conhecida como Little Brazil, recebeu algumas baianas essa semana em New York City. Foi uma prévia do que será mostrado no dia 30 de agosto na celebração mais esperada do ano pelos brasileiros, o Brazilian Day.
A organização do evento promoveu "A Lavagem da Rua 46". Várias baianas vestidas de branco dançaram com vasos cheios de flores na cabeça, cantando, derramando a água de cheiro na calçada e animando que passava pelo local.
Inspirado na tradição, misticismo, encanto, e religião, a limpeza da rua 46, repetiu o caráter religioso da Bahia com performances que se destinam a purificar e energizar com elementos naturais usados no movimento de apoio à paz e à unificação de todas as pessoas. Desde o século 18, a tradição da lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim é realizada todos os anos em Salvador. As filhas de santo jogam água benta e lavam as escadarias da igreja.
Em agosto, a organização pretende esticar o evento promovendo dois dias de festa. Além dos estandes de comida típica da cozinha nordestina como moquecas, acarajés, abarás e vatapá, haverá artesanato, pinturas e tudo o que a nordeste e o Brasil tem de bom.
A idéia da lavagem da rua 46 foi da artista baiana, Silvana Magda, que tem a intenção de manter viva a tradição brasileira em Nova York. “O Brazilian Day é realizado há 24 anos. E nos últimos 3 eu estou participando da organização. Eu sempre quis trazer um pouco da cultura do povo brasileiro que vive em NY e agora consegui. Vai ser muito bonito. As pessoas vão amar em ver um pouco da minha tão queria Bahia”, disse Silvana.
O final da abertura oficial do Brazilian Day será marcada com o corte da fita por João de Matos, responsável pelo evento, e pela madrinha da limpeza, que será uma convidada de honra cuja identidade será uma grande surpresa para o público.

No comments: