Friday, June 13, 2008

Alta dos combustiveis afeta brasileiros


Parar num posto de combustíveis nos Estados Unidos já não é mais tão simples quanto há alguns anos. Hoje o consumidor mais precavido tem que rodar bastante até encontrar um local com gasolina mais barata. O preço dos combustíveis tem subido assustadoramente. O valor do barril de petróleo bate recordes sucessivamente. Até algumas semanas atras, o índice histórico do produto nao passava de 120 dólares. Hoje, o preço gira em torno de 150 dólares por barril.
Esse aumento excessivo teve reflexo imediato no bolso dos motoristas e tem provocado mudanças de atitude entre os consumidores. O brasileiro Mulcy Tenório, que há quatro anos trocou Maceió pelos Estados Unidos, colocou seu carro à venda este mês. Aos 29 anos, trabalha como garçom em Manhattan tem na garagem um Audi A4 ano 2002, um modelo que dificilmente teria chances de comprar se ainda morasse no Brasil. Mas o sonho realizado se transformou num peso no orçamento.
Ele explica que apesar do aumento da gasolina não ter sido o fator decisivo para se desfazer do carro, está preocupado com o gasto que tem tido para abastecer o veículo. "A minha sorte e que não preciso do carro todos os dias. Afinal do jeito que a gasolina está aumentando o meu custo subiu demais e ninguém pode com isso", afirmou o brasileiro.
Alguns amigos dele também adotaram medidas para reduzir o impacto do preço da gasolina no bolso. Não enchem mais o tanque do carro e passaram a usar mais o transporte público. Mulcy considera inacreditável o preço que estão cobrando agora pelo combustível.
Lembra que antigamente conseguia encher o tanque do carro por menos de 20 dólares. "Quando cheguei aqui nos EUA, a gasolina custava pouco mais de 1 dólar e 60 cents. Hoje, o galão já está mais de 4 dolares. E eu já ouvi dizer que no verão vai subir ainda mais. Vai passar dos 5 dólares", disse ele.
O futuro incerto assusta os motoristas e virou tema de campanha dos candidatos a Presidência dos EUA. As propostas incluem até a suspensão dos impostos que incidem sobre os combustíveis para diminuir o valor cobrado pelos distribuidores. A escolha do novo presidente traz grandes expectativas e esperança para os que vivem em solo americano. Enquanto o preço nas bombas continua ascendente, cabe ao motorista o dever da pesquisa. Mulcy chama a atenção para a diferença de preço de um posto de combustíveis para outro. Vale a pena rodar um pouco mais, para ter a certeza de que está pagando menos pelo produto. O sonho do alagoano agora e outro. Em vez de ter um carrão de luxo na garagem, tudo o que ele mais quer e um veículo confortável, porém mais econômico.

No comments: