Wednesday, June 18, 2008

Fiquem atentos em NY



Para quem nunca visitou Nova York, é bom ler estas dicas básicas e imprescindíveis para conviver em harmonia com os americanos.
No Brasil não temos costume de dar gorjetas para nada. Mas aqui isso é quase lei. As pessoas não são obrigadas, mas dão por acharem que é justo. Num restaurante por exemplo a gorjeta não vem incluída na conta, até porque já existe a taxa de imposto que geralmente é uns 15% do valor. Para a gorjeta, chamada de “tip” você calcula em média 10 ou 15% do valor total, com a taxa incluída é claro!
Já fui em alguns restaurantes brasileiros e como sou muito curiosa perguntei a respeito do comportamento dos brasileiros. O gerente me respondeu que eles não costumam dar gorjetas, aí geralmente a gente já inclui na nota. Os brasileiros odeiam quando combramos pelo prato extra (um prato vazio) quando eles querem dividir alguma comida. É normal aqui, é justo e os americanos não reclamam. Afinal é mais uma pessoa para o garçon atender.
A tip deve ser dada também aos entregadores de pizza, taxistas (que geralmente ganham um dólar apenas por corrida) e nos caixas de supermercados ou lanchonetes. No começo, devo confessar que eu achava ruim, mas já me acostumei e hoje dou gorjeta com o maior prazer. Sei que a pessoa que está recebendo precisa muito mais do que eu.
Outra dica é ao subir as escadas rolantes. Como aqui tem sempre gente com pressa o lado esquerdo da escada precisa ficar livre para quem quiser subir mais rapidamente. E ai de quem ousar ficar parado do lado esquerdo. Com certeza vai ter alguém reclamando.
Ah, e cuidado ao comprar coisas em locais turisticos, geralmente elas são o triplo do preço cobrado normalmente. Isso vale desde o cachorro quente até a máquina fotográfica digital.

No comments: