Friday, June 6, 2008

Amor à pátria


É de impressionar o patriotismo dos americanos. Em quase todas as casas existe uma bandeira do país na porta. E sempre que podem em eventos e celebrações eles levam o símbolo dos EUA com eles. Talvez o fato de ter muito imigrante faça com que eles queiram mostrar que aqui ainda é os EUA. Quem sabe!?
No Brasil não existe isso. Você só vê a bandeira verde amarela quando a seleção brasileira está em campo ou no dia da independência. Será que não amamos o nosso país com a mesma intensidade? Ou não somos estimulados a bater no peito e dizer: eu tenho orgulho de ser brasileiro!
Certo dia em São Paulo, ouvi de uma amiga: “é engraçado que vocês nordestinos sentem um orgulho de onde nasceram. Por aqui a gente não vê isso”. É, acho que sentimos mesmo. Pelo menos eu agradeço por ter nascido num estado tão rico em belezas naturais. Tão elogiado pelas suas praias e povo trabalhador e hospitaleiro. Sobre a pobreza, sem comentários. Esse não é um problema apenas de Alagoas ou do Nordeste, não é mesmo?

Ainda sobre o amor à pátria, eu mesma quando decidi morar fora do Brasil fui comprar chaveiro com a bandeira do país, havainas e até blusa do Brasil. E quando cheguei aqui me perguntei: Por que não fiz isso antes? Por que as pessoas só querem mostrar que são brasileiras quando estão fora do país? Por que não colocam bandeirinha do lado de fora de casa como os americanos? Tenho certeza que apesar de tudo de ruim que vem acontecendo, ainda tempos muitos motivos para se orgulhar da nossa terra natal.

1 comment:

Mariana Gomide said...

Concordo que o brasileiro parece que nõ tem amor a sua pátria. gostaria de ressaltar que a qui no Rio Grande do Sul, assim como no nordeste, temos orgulho do nosso estado. Até me arrisco a dizer que temos mais orgulho em ser gaúcho do que em ser brasileiro. Isso é até uma questão história, por causa do movimento separatista que tivemos aqui no sul durante a revolução farroupilha. Estou planejando minha viagem a NY para outubro, e já estou comprando casacos e bandeiras brasileiras... bem como vc falou.