Wednesday, March 5, 2008

Quer ir para Nova York e gastar o mínimo possível?

Conheça o Guia Mãos de Vaca para Nova York.Nem todo mundo compreende o significado do nome que o casal Henry Alfred e Denise Nappi escolheram para o blog www.maosdevaca.com. Há um ano eles criaram este guia on line com dicas inéditas ensinando como se virar em Nova York sem estourar o orçamento previsto.
Quando optaram pelo nome ficaram com medo das pessoas confudirem a intenção, mas o nome pegou. E ainda ficou fácil do leitor lembrar e indicar. O objetivo é comer bem e não deixar de comprar. O que o casal pretende é que o turista “mão de vaca” tenha uma viagem de qualidade e acessível ao bolso. O conteúdo é rico e tem muitas sugestões sobre museus, compras, alimentação, dicas de hotéis e albergues entre 10 e 200 dólares a diária, mapa do metrô, tabelas de conversão de calçados e de porcentagem para gorjetas.
A idéia surgiu quando eles se mudaram para Nova York e perceberam que não era tão simples encontrar informações sobre a cidade. Eles tinham dificuldades de encontrar informações em português e além disso as propagandas eram muito resumidas. Apenas diziam que a loja “x” ficava no local “y” e pronto. Não falava se a loja era boa, qual era a faixa de preços, o que vendia e também não explicava como chegar ao endereço.
E para reforçar a decisão de criar o blog, vários amigos ligavam e escreviam pedindo dicas da cidade. Foi quando eles perceberam que não era difícil só pra eles encontrar as coisas na internet. E o melhor de tudo isso é que eles ajudam os outros por prazer. O site até tem uns anúncios que rendem um dinheirinho, mas o que eles gastam para pesquisar e checar se o local é realmente bom é muito mais alto. O casal nunca coloca uma dica sem conferir antes.“Na maioria dos guias, os criadores são pagos para falar dos lugares. São pagos para colocar o anúncio “x”. No nosso caso não. Nós vamos até o local e pagamos para conhecer. Por isso temos liberdade de falar bem ou mal”, explica Denise.
O casal dá algumas dicas para quem não tem muito tempo para curtir Nova York. Para passear: Museu Metropolitan, South street seaport (comprando o ingresso com desconto na tickets) e ingressos da Broadway. Para comer: o Dallas BBQ, na Times Square. E para comprar lembrancinhas: O Jacks, é uma loja de 99 cents imperdível.
E para comemorar um ano de existência do blog, eles decidiram lançar o Guia para Mãos de Vaca impresso. Custa um pouco mais de 10 dólares e acaba saindo mais barato do que imprimir o conteúdo em casa. “Todos os dias recebíamos e-mails de pessoas que vieram e usaram as nossas dicas cobrando um guia. Elas reclamavam do trabalho que tinham de copiar tudo, imprimir e encadernar. Foi então que resolvemos lançar o guia impresso”, disse Henry Alfred.
O Casal fez muitos amigos dando dicas. O Guia foi lançado porque as pessoas entravam em contato via e-mail e pediam. E essas pessoas acabaram se tornando nossas amigas, algumas até conhecemos pessoalmente. Algumas vezes, até as levamos para fazer algum programa de mãos-de-vaca. E graças a este público fiel, o trabalho tem sido reconhecido, o que os deixa muito felizes.
O livro custa U$ 11.99 e está disponível no site http://www.maosdevaca.com/ ou no link da editora www.lulu.com/content/2069141

2 comments:

José Luiz said...

Adorei a dica Manu, pretendo ir por ai em julho, com certeza ja vou me familiarizar com o guia. Valeu pela dica !!!

Betina Berger said...

Estou indo em maio com a minha filha de 9 anos - não falamos inglês e adorei as dicas do livro. Vcs também fazem turismo guiado ou disponibilizam contacto para os "loucos" que se arriscam como nós? No caso de um help!?