Tuesday, September 13, 2011

Maestro João Carlos Martins em Nova York e Flórida


Momento mágico
História e cultura vão se misturar no palco quando os primeiros acordes forem ouvidos no Broward Center (FL), na noite do dia 22 de setembro, e no Lincoln Center (NY), dia 25. Esses acordes terão a regência do maestro João Carlos Martins, o que torna qualquer evento mais emocionante e especial. Um atrativo dessa vez é o encontro ousado da música clássica com o samba. Na segunda parte dos concertos, a Bachiana Filarmônica SESI-SP vai se apresentar junto a integrantes da bateria da escola de Samba Vai-Vai.
A Vai-Vai é a atual campeã do carnaval de São Paulo e conquistou seu 14º título, em 2011, com o enredo, “A Música Venceu”, que homenageou João Carlos Martins. Homenagens, por sinal, fazem parte da rotina do maestro. Ele já contou sua história no último capítulo da novela “Viver a Vida”, da TV Globo, e teve sua vida registrada por um cineasta alemão, em um documentário chamado “A Paixão Segundo Martins”.  Homenagens futuras também já estão programadas. Devem ser iniciadas em breve as gravações de um filme (produção americana/brasileira), com a direção de Bruno Barreto, sobre João Carlos Martins. Rodrigo Santoro vai interpretar o maestro.
Lição de vida
João Carlos Martins merece todas as homenagens por tudo o que representa para a música e por sua história de vida. Hoje ele realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social por meio da formação musical de jovens carentes, mas não foi fácil a caminhada até aqui. No início, a inspiração foi o pai dele,  que adorava música e teve a mão direita decepada na prensa da gráfica em que trabalhava. O acidente aconteceu 3 dias antes da que seria sua primeira aula de piano. Para realizar o sonho do pai, o jovem João Carlos começou a tocar o instrumento. Aplicado, ele chegou a ser considerado o melhor interprete do mundo do compositor alemão Johann Sebastian Bach.
Vários acontecimentos poderiam ter afastado João Carlos Martins de sua grande paixão, mas, como cantou a Vai-Vai, “A Música Venceu”.
Ninguém melhor do que o próprio maestro para descrever tudo o que passou e teve que superar.
“Eu começo meus estudos de piano com 8 anos de idade.
Aos 13 anos iniciei minha carreira nacional.
Aos 18 anos, minha carreira internacional.
Mass aos 26 anos, numa queda (jogando futebol), eu perdi a mobilidade dos dedos.
Então, eu percebi que se eu não usasse, praticamente, o quarto dedo da minha mão direira, eu conseguia recuperar a velocidade.
Depois de 7 anos, de volta, eu comecei a sentir a Síndrome dos Movimentos Repetitivos. Eu tive que me afastar da música novamente.
Voltei a estudar, voltei a me aperfeiçoar e a vida dos sonhos volta.
Mas, saindo de um teatro, sou assaltado. Me bateram com uma barra de ferro na cabeça e todo meu lado direito ficou comprometido.
Um ano depois, eu estava fazendo as tais 21 notas por segundo e volto ao Carnegie Hall, em Nova York.
Infelizmente, após 2 anos, os médicos me chamam em Miami e falam:
“ Nós vamos ter que cortar um nervo da sua mão e você nunca mais vai tocar piano.” Começo uma carreira com a mão esquerda.
Um tumor também eliminou minha mão esquerda.
Formei a minha Bachiana Jovem, a minha Bachiana Filarmônica – as duas agora estão uma orquestra única.
Eu levei a minha Bachiana para o Carnegie Hall, em NY, e começo o Hino Nacional. Quando acabou o hino, que eu viro para a platéia e vejo, lá em cima, as bandeiras do Brasil. Eu agradeci a Deus e ao fato de ser brasileiro e de estar conseguindo fazer música e levar música até o fim da minha vida."
O próximo capítulo dessa história de superação vai poder ser visto no Broward Center, na noite do dia 22, e no Lincoln Center, dia 25.
Apresentações
O maestro João Carlos Martins, sua orquestra Bachiana Filarmônica SESI SP e integrantes da escola de samba Vai-Vai, se apresentam juntos, em um encontro histórico, no Broward Center, em Fort Lauderdale, e no Lincoln Center, em Nova York
Na Flórida, o concerto vai ser no dia 22 de setembro, as 8pm. Os ingressos custam US$ 20.00 e podem ser comprados pelo telefone (954) 462-0222 begin_of_the_skype_highlighting            (954) 462-0222      end_of_the_skype_highlighting ou no site www.browardcenter.org
Em Nova York, no dia 25, o preço é o mesmo e espetáculo começa as 6pm. Ingressos para o Lincoln Center são encontrados nowww.lincolncenter.org ou pelo telefone (212) 721-6500 begin_of_the_skype_highlighting            (212) 721-6500      end_of_the_skype_highlighting.
É, sem dúvida, uma oportunidade acessível para se viver um momento especial e inesquecível.

No comments: