Wednesday, August 18, 2010

A beleza da flora brasileira encanta Nova York

Orquídeas, palmeiras, bromélias e até cactos estão sendo exibidos no Jardim Botânico de Nova York em homenagem ao artista brasileiro Burle Marx, que completaria um centenário de vida este ano. Denominada de “The Orchid Show Brazilian Modern”, a exposição foi projetada pelo paisagista e amigo Raymond Jungles.
Logo na entrada, os visitantes se deparam com um mosaico original do brasileiro. Uma obra de encher os olhos cercada por orquídea de diversas cores. Durante o percusso, era fácil ouvir os suspiros e elogios dos americanos. “Belo”, “Lindo”, “maravilhoso”, “sensacional”, eram palavras ditas a todo momento a respeito do verdadeiro tesouro verde e amarelo. Com um público bem eclético, a mostra enfeitiçou da criança ao vovô. Sem falar nas fotos que era tiradas desde a máquina profissional mais potente ao celular de última geração.  
Roberto Burle Marx,  nasceu em São Paulo em 1909, mas foi criado no Rio de Janeiro. Artista plástico e paisagista teve seu nome reconhecido internacionalmente. Na capital carioca, ele ajudou a desenhar um dos maiores símbolos da cidade, o calçadão de copacabana. O brasileiro cultivou em casa um dos maiores acervos de plantas do mundo. E em 1985 doou a propriedade, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.



No comments: