Sunday, August 24, 2008

Música embaixo de Nova York

Um dia passeando em Nova York você pode ouvir vários estilos de músicas e nos mais variados lugares. No metrô, por exemplo, existe um projeto durante o verão chamado “Music under New York”. Em cada estação temos a oportunidade de apreciar pessoas tocando saxofone, violão, guitarra, violinos, violoncelos, pandeiro, flauta, bateria e até gaita de fole com direito a roupinha escocesa e tudo.
Existem os criativos que procuram ganhar um dinheiro tocando com o que dá. Recentemente vi um rapaz com três baldes ao redor dele produzindo um som bem animado. Parecido com o Olodum. Os turistas curiosos tiravam fotos e comentavam sorrindo. Outros até se arriscavam a dançar, mas essa parte sinceramente acho melhor não comentar!
Apesar da correria, pegar o metrô acaba sendo muito agradável quando assistimos um coral de uma família cantando músicas como “Oh, Happy day...”, ou a do tema do filme Mágico de Oz. Até já comentei aqui que uma vez ouvi no metrô “Lady Laura”, do nosso Rei Roberto Carlos.
E pelas ruas você também encontra artistas competentes, com vozes maravilhosas tentando ganhar um trocado. Esperando para atravessar a rua, acabei perdendo o sinal verde dos pedestres por prestar atenção num senhor tocando jazz. Ele era sensacional!
O mais inusitado de tudo que vi até agora foi na Little Italy. Um homem, dos seus 50 e poucos anos, na carroceria de uma caminhonete com um piano tocando em pleno domingo. Tinha uma multidão ao redor dele apreciando a boa música. E o engraçado era que o cachorro de estimação ficava em cima do instrumento enquanto o dono tocava. E sempre que tinha oportunidade tentava fazer um dueto com seus uivos desafinados.

No comments: