Thursday, May 1, 2008

Uma Verdade Inconveniente

Essa semana assisti o documentário “Uma verdade Inconveniente“, do político norte-americano e ex-vice presidente dos Estados Unidos da América Al Gore. O filme mostra como da emissão de poluentes e o mau uso dos recursos naturais têm influenciado para o aquecimento global.
Diz que os livros de ciências do Brasil vão ter que mudar. Pois fenômenos que cientistas afirmavam que nunca iriam ocorrer no país, estão acontecendo. Segundo ele dentro de aproximadamente dez anos muitas cidades não existirão mais. Ficarão alagadas depois do derretimento das geleiras.

Algumas sugestões são mostradas sobre como a população pode ajudar a melhorar o mundo. E ainda aponta alguns culpados pelo problema, como por exemplo o capitalismo e o acúmulo de riquezas. Relata também evidências de que a emissão de dióxido de carbono tem aumentado a tempratura da terra.

Uma Verdade Inconveniente aborda questões importantes sobre a produção de combustíveis fósseis. Relembra que o atual presidente do Estados Unidos da América, George W. Bush, não apoiou o protocolo de Quioto, justificando o alto valor que seria destinado. Dando como exemplo a Índia e a China, que não foram obrigados a aderir ao programa. E que eles são os maiores emissores de poluição depois dos EUA. O protocolo de Quioto é uma tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.

De acordo com Al Gore, os EUA produzem 25% do total de emissões de gases de efeito estufa, mas dispõem de capacidade tecnológica e institucional que permitiriam ao país encontrar a solução do problema. O político ressalta que a necessidade de combater o aquecimento global não é uma questão política, mas uma questão moral. Depois de 30 anos de pesquisa, Al Gore mostra que é possível reverter essa dramática situação sem causar um dano econômico grave para a sociedade.

Uma Verdade Inconveniente desperta a consciência para a iminência da extinção da raça humana, que até recentemente os cientistas só esperavam para os próximos milhares de anos. Mostra que a qualidade de nossa vida no planeta vai piorar.

Al Gore foi vice-presidente de Bill Clinton de 1993 a 2001, foi o negociador dos Estados Unidos para o protocolo de Kioto. Concluído em dezembro de 1997, entrou em vigor em fevereiro de 2005. Foi candidato à presidência dos EUA nas últimas eleições, mas “perdeu” para George W. Bush. Com o filme, Al Gore e o corpo de especialistas do painel intergovernamental de mudanças climáticas da ONU ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2007.


Depois de assistir ao documentário, dificilmente alguém vai dormir sem se perguntar o que pode fazer para salvar o planeta.

No comments: