Wednesday, April 18, 2012

O Português nosso de cada dia


Em 2006 a paulista Felícia Jennings-Winterle mudou-se para Nova York trazendo um currículo rico na bagagem. A brasileira é professora de Educação Artística, especialista em Educação Psicomotora, musicalização, arte-educação e também Mestre em Educação Musical com ênfase em Cognição pela New York University, onde estudou com grandes educadores como o Dr. David Elliott e o Dr. Howard Gardner. Três anos depois, ela fundou a Escola Ciranda Cirandinhas que hoje é parte da Brasil em Mente (BEM). Além disso, Felícia coordenada as aulas do projeto Brasileirinhos em parceria com o Consulado Brasileiro de Nova York desde 2009.  Como o nome já diz, o objetivo da organização é imprimir o Brasil na mente dos que vivem nos Estados Unidos.

Por que uma escola brasileira em NY?

Por que o Brasil nunca saiu da minha cabeça. Percebi que como educadora eu seria uma profissional melhor na minha língua e com minha cultura.

O que é a BEM? E como surgiu a idéia de criá-la?

A Ciranda veio antes, como escola de música e Português, mas percebi que aquilo não era suficiente. Era preciso se criar um contexto. Na escola é primordial ouvir os pais. Saber suas experiências, dúvidas, filosofias. Foi assim que a organização cultural BEM nasceu. Com a Brasil em Mente fica mais fácil educar brasileirinhos. Também vale a pena ressaltar sobre a nossa  biblioteca infanto-juvenil Patrícia Almeida  com 500 livros, um serviço de apoio aos pais nas questões da educação bilíngue, produção de material educativo e promoção de eventos.


Como as pessoas podem se associar à biblioteca?
A pessoa pode vir até a nossa sede que fica em Midtown, Manhattan, e em breve pelo site. Em 3 semanas comemoraremos o aniversário de 1 ano da biblioteca e com isso lançaremos um serviço de envio de livros pelo correio, que pode beneficiar a comunidade brasileira espalhada pelos EUA.

E a Ciranda Cirandinha? Fale um pouco sobre a escola?
A escola conta com programas durante todo o ano, de pré-escola, extracurriculares e para mamães e bebês. Música, dança e muita cultura são o fio condutor desse trabalho. O foco da organização, e obviamente da escola, é a família.

Crianças a partir de que idade podem fazer parte da escola?
A partir de 6 meses na musicalização e de 2 anos na pré escola. Além disso temos aulas de português para os adultos.

Qual o próximo grande evento que a BEM está organizando?
Estamos sempre promovendo eventos culturais, como festas brasileiras. O próximo será a festa de aniversário da biblioteca agora em Maio. E um grande lançamento em Junho que ainda é segredo. Será uma ótima surpresa!

O seu trabalho é muito bonito e ajuda aos pais brasileiros a manter a língua portuguesa viva dentro de casa. Como é fazer parte desse trabalho?
É muito empolgante e gratificante ser parceira dos pais nesse processo de educar uma criança bilíngue. Fico muito orgulhosa com o crescimento de todos os brasileirinhos. A comunidade ajuda de várias formas. Desde as mães que contribuem com seus talentos, até profissionais do ramo do marketing, autores, artistas, e do consulado de NY.

Qual seu maior desafio?
O maior desafio é a rotina ocupada das famílias. Além disso, lutamos com a divulgação do trabalho para que mais famílias se sintam inspiradas e se empenhem nessa causa.

Projetos futuros?
Nosso maior projeto é expandir nossos trabalhos de maneira que muitos e muitos brasileirinhos se beneficiem. Queremos que estas crianças tenham a oportunidade de conhecer um Brasil cheio de descobertas, de riquezas naturais, histórias e aventuras, e que elas possam se orgulhar da herança brasileira.

Mais informações sobre o trabalho da brasileira Felícia Jennings-Winterle no site http://brasilemmente.com ou na sede da escola 2W 47th st Ste 507, New York, NY, 10036. Phone: 347 8939634/ Email:ciranda@brasilemmente.org

No comments: