Friday, October 29, 2010

Halloween

Próximo domingo será comemorado uns dos feriados mais esperados pelos americanos, o Halloween. Eu particularmente adoro! Esse será o terceiro ano que eu participo e não vejo a hora de colocar a minha fantasia.
O Halloween, surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas casas objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. E aqueles que comemoravam a data eram perseguidos e condenados à fogueira pela inquisição.
Ainda bem que por aqui nada em relação ao feriado é proibido e todos comemoram. Existe o famoso desfile na sexta avenida em Nova York onde as pessoas fantasiadas se divertem durante o percurso. É até estranho quando você encontra alguém sem fantasia. Para quem nunca viu, o evento todo é bem interessante. A polícia fecha as ruas e coloca grades nas calçadas. O único problema é o frio. Os que geralmente esquecem disso tem de incluir de última hora um casaco à fantasia.
É comum encontrar pais, filhos e até cachorros sentados nas portas dos prédios e casas distribuindo doces. As crianças saem em comitiva fazendo a famosa pergunta: Trick or treat? (traquinagem ou doce?). Também têm umas tiazinhas que montam os seus arcenais na porta de casa, se fantasiam e, além de deixarem os doces disponíveis para que quiser levar, ficam disponíveis para tirar fotos com todo mundo.
Ao contrário do que muita gente pensa, a festa não exige apenas fantasias macabras. Com o passar dos anos, as pessoas foram deixando de lado o visual assustador e agora se vestem dos mais variados temas. Bruxas, vampiros, animais, personagens de histórias infantis ou de filmes como Indiana Jones, frutas, celebridades e as mais diversas  profissões. Tenho certeza que encontrarei muitos monstros bizarros pelas ruas, quanto personagens doces e amáveis.   
Tem muita gente que acha que a festa deveria durar uma semana de tão legal que é. Mas olhe que se você pesquisar dá para achar umas festinhas e se divertir fantasiado mais do que apenas sete dias.
Na minha família já está tudo pronto. Doces comprados para as crianças que baterem na nossa porta, baldinho para pegar os doces pela vizinhança e as fantasias. Eu e o meu marido seremos um casal de vampiros. E o meu filhinho, participando pela primeira vez da festa, será um leão banguelo e assustador!

1 comment:

Jαqυєℓιηє said...

Manoela, sei que este comentário não tem nada a ver com o post mas gostaria de informações sobre a sua profissão nos EUA. Meu namorado se forma em Jornalismo final do ano e pretendemos viajar ano que vem pra estudar. Nós não temos inglês, ele vai para estudar e engordar o currículo, pois trabalha há 9 anos no meio jornalístico e eu vou acompanhá-lo, abandonando a faculdade por alguns meses ou anos. Tem alguma sugestão para "mochileiros" de 1a Viagem? Vamos nos mudar para MA e trabalhar em Boston no que aparecer primeiro rs. Mas ele tem curiosidade sobre o futuro, com o inglês na boca, quais as chances de se conseguir um emprego na área? Agradeço pela atenção!