Sunday, April 22, 2012

Cartão de agradecimento

O primeiro thank you card (cartão de agradecimento) que recebi foi depois de uma ida minha a um aniversário. Lembro como fiquei surpresa em receber o cartãozinho com a foto do bebê e a mãe dizendo o quanto gostou do presente que eu dei. Havia detalhes como a criança tinha adorando o briquedo e a descrição de qual era o tal. Fiquei impressionada! Como a mãe poderia lembrar quem deu cada coisa? Mais aos poucos fui aprendendo como se faz. E acho que até já comentei em outro post que acabei ficando mais educada depois que me mudei para Nova York. Tem coisa mais delicada e atenciosa do que receber um cartãozinho com um simples "obrigado pela presença", "obrigada por ter tornado a minha festa mais especial", "obrigado pelo lindo presente", "Foi muito generoso da sua parte"? São inúmeras as formas de agradecer. Tem cartão que tem a foto do aniversariante, dos noivos, do bebê que foi batizado. Outros mais simples que encontramos em qualquer livraria ou farmárcia. No fim, não importa se é mais bonito, mais caprichado. O que vale é o sentimento e a disponibilidade que a pessoa dedica em escrever cada cartão personalizado para cada um dos convidados. Hoje em dia eu já sou craque no negócio! Em menos de 10 dias as pessoas recebem o meu thank you card. Só preciso descobrir um jeito de não ter tendinite da próxima vez ;)

Wednesday, April 18, 2012

O Português nosso de cada dia


Em 2006 a paulista Felícia Jennings-Winterle mudou-se para Nova York trazendo um currículo rico na bagagem. A brasileira é professora de Educação Artística, especialista em Educação Psicomotora, musicalização, arte-educação e também Mestre em Educação Musical com ênfase em Cognição pela New York University, onde estudou com grandes educadores como o Dr. David Elliott e o Dr. Howard Gardner. Três anos depois, ela fundou a Escola Ciranda Cirandinhas que hoje é parte da Brasil em Mente (BEM). Além disso, Felícia coordenada as aulas do projeto Brasileirinhos em parceria com o Consulado Brasileiro de Nova York desde 2009.  Como o nome já diz, o objetivo da organização é imprimir o Brasil na mente dos que vivem nos Estados Unidos.

Por que uma escola brasileira em NY?

Por que o Brasil nunca saiu da minha cabeça. Percebi que como educadora eu seria uma profissional melhor na minha língua e com minha cultura.

O que é a BEM? E como surgiu a idéia de criá-la?

A Ciranda veio antes, como escola de música e Português, mas percebi que aquilo não era suficiente. Era preciso se criar um contexto. Na escola é primordial ouvir os pais. Saber suas experiências, dúvidas, filosofias. Foi assim que a organização cultural BEM nasceu. Com a Brasil em Mente fica mais fácil educar brasileirinhos. Também vale a pena ressaltar sobre a nossa  biblioteca infanto-juvenil Patrícia Almeida  com 500 livros, um serviço de apoio aos pais nas questões da educação bilíngue, produção de material educativo e promoção de eventos.


Como as pessoas podem se associar à biblioteca?
A pessoa pode vir até a nossa sede que fica em Midtown, Manhattan, e em breve pelo site. Em 3 semanas comemoraremos o aniversário de 1 ano da biblioteca e com isso lançaremos um serviço de envio de livros pelo correio, que pode beneficiar a comunidade brasileira espalhada pelos EUA.

E a Ciranda Cirandinha? Fale um pouco sobre a escola?
A escola conta com programas durante todo o ano, de pré-escola, extracurriculares e para mamães e bebês. Música, dança e muita cultura são o fio condutor desse trabalho. O foco da organização, e obviamente da escola, é a família.

Crianças a partir de que idade podem fazer parte da escola?
A partir de 6 meses na musicalização e de 2 anos na pré escola. Além disso temos aulas de português para os adultos.

Qual o próximo grande evento que a BEM está organizando?
Estamos sempre promovendo eventos culturais, como festas brasileiras. O próximo será a festa de aniversário da biblioteca agora em Maio. E um grande lançamento em Junho que ainda é segredo. Será uma ótima surpresa!

O seu trabalho é muito bonito e ajuda aos pais brasileiros a manter a língua portuguesa viva dentro de casa. Como é fazer parte desse trabalho?
É muito empolgante e gratificante ser parceira dos pais nesse processo de educar uma criança bilíngue. Fico muito orgulhosa com o crescimento de todos os brasileirinhos. A comunidade ajuda de várias formas. Desde as mães que contribuem com seus talentos, até profissionais do ramo do marketing, autores, artistas, e do consulado de NY.

Qual seu maior desafio?
O maior desafio é a rotina ocupada das famílias. Além disso, lutamos com a divulgação do trabalho para que mais famílias se sintam inspiradas e se empenhem nessa causa.

Projetos futuros?
Nosso maior projeto é expandir nossos trabalhos de maneira que muitos e muitos brasileirinhos se beneficiem. Queremos que estas crianças tenham a oportunidade de conhecer um Brasil cheio de descobertas, de riquezas naturais, histórias e aventuras, e que elas possam se orgulhar da herança brasileira.

Mais informações sobre o trabalho da brasileira Felícia Jennings-Winterle no site http://brasilemmente.com ou na sede da escola 2W 47th st Ste 507, New York, NY, 10036. Phone: 347 8939634/ Email:ciranda@brasilemmente.org

Por onde andam os jornalistas Cesar Augusto e Luciana DeMichelli?





Os ex-apresentadores do programa Planeta Brasil, da Globo Internacional contam como está sendo morar longe do Brasil e o que a experiência tem trazido para o casal. Há nove anos morando nos Estados Unidos, os jornalistas Cesar Augusto e Luciana DeMichelli trazem uma bagagem cheia de aventuras, experiências inesquecíveis e bons frutos. 

Por onde anda o casal que iniciou o programa Planeta Brasil*?
Cesar Augusto e Luciana DeMichelli- O casal continua por aqui, nos Estados Unidos. Assim como muitos personagens do Planeta Brasil, nós viemos para ficar um ano e estamos até hoje. A conhecida história de oportunidades, segurança, organização do país e etc. nos fez ficar por aqui.

Como foi a experiência do casal que viajou esse país inteiro conhecendo as histórias dos Brasileiros? 
Maravilhosa! Fizemos grandes amigos, aprendemos muito e hoje usamos as várias dicas que recebemos para deixar a vida aqui mais fácil.

Vocês ficaram quantos anos a frente do programa? E saíram por quê?
Foram cinco anos fazendo o Planeta Brasil. De 2003 a 2008. A experiência foi muito boa, mas com a chegada do Arthur, nosso filho, resolvemos mudar um pouquinho o rumo da nossa estrada. Acreditamos e, continuamos acreditando, que o programa merece 100% de dedicação e carinho. Claro, com a chegada do baby, isso não seria possível. Viajamos muito, por vários países, e seria praticamente impossível manter a mesma qualidade nas reportagens. Foi uma decisão difícil, até porque, ainda hoje temos muita saudade de trabalhar no programa.

O que vocês fazem hoje?
A primeira decisão foi deixar de fazer o programa. A segunda, saber o que iríamos fazer. Como viemos de uma área de comunicação, resolvemos trabalhar com isso na B2 Conteúdo. A empresa é uma agência/produtora multicultural, especializada na comunidade brasileira. A B2 trabalha na área de comunicação, fazendo reportagens, assessoria de imprensa, documentários, campanhas publicitárias, tudo o que se refere a conteúdo para mídia.

Por que decidiram ficar aqui nos EUA?
A gente se faz essa pergunta todos os dias. E, sinceramente, ainda não temos a resposta. Todo mundo que está longe do Brasil pode nos ajudar a responder essa questão. Aqui acabou sendo nosso escritório, mas nossa casa continua sendo o Brasil.



O que marcou a carreira de vocês enquanto fazia parte do Planeta Brasil?  Algo engraçado?
Mil histórias engraçadas. Uma delas aconteceu com o ex-presidente Lula. Ele veio dar uma palestra para os imigrantes em Nova York. Nossa missão era entrevistá-lo e saber o que ele faria pelos brasileiros que estavam fora do Brasil. Pois bem, o assessor de imprensa já tinha avisado que não teríamos nenhum minuto com o presidente. Inconformados, não desistimos. Assim que acabou a palestra, nos juntamos ao pessoal que queria tirar foto com o presidente. Quando nos aproximamos dele para a “tal” foto, falamos no ouvido presidencial: Lula, todo mundo aqui deixou o Brasil com a esperança de um dia voltar ao país… não queremos a foto e sim uma entrevista com o senhor para falar sobre isso. Ele não teve saída e falou ao Planeta Brasil.

Além de vocês serem uma dupla de sucesso no trabalho, na vida pessoal bons frutos já estão aí para comprovar. Falem um pouco para os nossos leitores.
Podem nos chamar de babões. Somos mesmo! O Arthur (5 anos) e a Cora (1 ano) são nossas melhores reportagens! Duas criaturinhas fantásticas. Nos fazem rir, se a vontade é chorar. E dançar, quando a vontade é ficar parado. São eles que movem nossas vidas. E se for para mudar o rumo da história de novo, é só apontar o caminho…seguiremos em frente!

*Para os que moram no Brasil, Planeta Brasil é um programa feito pela Globo internacional sobre os imigrantes brasileiros espalhados pelo o mundo. Portanto, só é exibido na Globo Internacional, ou seja, quem está no Brasil consegue assistir.