Saturday, January 29, 2011

Comida Kosher

Todo mundo sabe que em Nova york existe gente vinda de todos os lugares do planeta, mas quando cheguei aqui fiquei encucada com a tal da comida "kosher". Sempre via em algumas lanchonetes, restaurantes e até supermercados o aviso de que eles eram "kosher". Enfim, como sou curiosa até a alma fui pesquisar e descobri que são comidas preparadas com as regras do judaísmo. 
Kosher é uma palavra hebraica que significa "próprio", nesse caso próprio para o consumo dos judeus. Outra curiosidade é que eles não misturam carne com nada que seja derivado do leite. Nem mesmo as panelas onde foram cozinhadas. Tudo tem de ser separado. Além disso, segundo a religião os animais que eles comem são mortos de uma maneira menos dolorosa. 
Esses são alguns dos alimentos que não fazem parte da lei judaica: carne de porco, camarão, lagosta, todos os frutos do mar, peixes que não possuem escamas, carne com sangue, e qualquer alimento que misture carne e outros produtos de origem animal como ovos e leite ou derivados. Um judeu ortodoxo não consome queijo até 6 horas depois de comer carne, por exemplo, visto que este é preparado com leite.

Thursday, January 27, 2011

Carnaval em Nova York

Tenho que confessar que o carnaval é uma das coisas que esqueço que existe. Fiz questão de não colocar Globo internacional em casa para aperfeiçoar o meu inglês ao máximo. Então não vejo aquelas vinhetas falando do feriado o tempo todo. Não tenho amigos que estão programando o que irão fazer nos dias da folia. E não comprei fantasia para o meu filho ainda.
Quando morava no Brasil eu costumava sair em blocos, viajar, planejava mil coisas com a família e os amigos, mas aqui você acaba se adaptando a cultura e esquecendo um pouco esse lado bom de ser brasileiro. Mesmo estando fora de todo esse ambiente, acabei de ficar sabendo que o Consulado Brasileiro em Nova York está organizando uma festinha de carnaval para os brasileirinhos que moram aqui. Acho que vou aderir a ideia e levar o meu americaninho e também brasileirinho ao evento.
Apesar de não ter trio elétricos nas ruas ou desfiles de escolas de samba, existem festas por toda cidade. Sei que não é a mesma coisa, mas para que está longe do Brasil qualquer coisa vale a pena, Eu vou tentar comemorar todos os anos (aqui em NYC ou no meu país) para que o meu filho conheça a alegria e o calor do povo brasileiro.

Wednesday, January 26, 2011

Nevando de novo?


Acordei e estava tudo branco lá fora. Meu filho ficou todo animado vendo a neve caindo pela janela. A alegria é só quando ele estar dentro de casa porque fim de semana passado coloquei ele na neve para tirar fotos e ele detestou. Ficava se levantando e com a carinha mais assustada do mundo. 
A noite, assistindo o noticiário pela televisão, o assunto era só um: neve! Quantos centímetros irá atingir, os trens que irão parar, as pessoas se apressando para chegar em casa enquanto ainda conseguem dirigir os seus carros e as equipes de reportagem espalhadas por toda a cidade. A parte fofa de uma das matérias foi ver um menino de uns 7 anos dizendo que tem teste na escola amanhã e espera que neve bastante para a escola não abrir. Além de ter tempo para estudar mais, ele ainda poderá brincar na neve com os amiguinhos.  
Costumo dizer que neve só é legal nos livros, filmes, para as crianças e para os turistas que só estão aqui para se divertir e tudo que é diferente vira uma verdadeira festa.

Festas de fim de ano

Muitas pessoas por aqui não celebram na véspera do Natal, como eu costumo fazer. Eles geralmente comemoram no dia 25. Outros não dão muito valor para a data. Em algumas famílias o dia de ação de graça é a data do ano mais importante a ser celebrada.
Sobre o reveillon, só os turistas vão para a Times Square ver a gigante bola de cristal descer. A maioria dos americanos odeia muvuca e tumulto. Outra coisa que eu estranhei muito quando cheguei aqui for não ver no dia dia 31 de dezembro as pessoas vestidas de branco. Eles não tem essa tradição. Não associam as cores ao amor, sorte, paz ou saúde. É fácil ver pessoas de preto pelas ruas. Difícil mesmo é achar um vestido branco nas lojas para comprar.