Saturday, June 28, 2008

Prévia do Brazilian Day anima os Novaiorquinos na Little Brazil


Photos by Ricardo Pimentel
Ao som de tibaus, agogôs e afoxé, a famosa rua 46 de Manhattan, mais conhecida como Little Brazil, recebeu algumas baianas essa semana em New York City. Foi uma prévia do que será mostrado no dia 30 de agosto na celebração mais esperada do ano pelos brasileiros, o Brazilian Day.
A organização do evento promoveu "A Lavagem da Rua 46". Várias baianas vestidas de branco dançaram com vasos cheios de flores na cabeça, cantando, derramando a água de cheiro na calçada e animando que passava pelo local.
Inspirado na tradição, misticismo, encanto, e religião, a limpeza da rua 46, repetiu o caráter religioso da Bahia com performances que se destinam a purificar e energizar com elementos naturais usados no movimento de apoio à paz e à unificação de todas as pessoas. Desde o século 18, a tradição da lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim é realizada todos os anos em Salvador. As filhas de santo jogam água benta e lavam as escadarias da igreja.
Em agosto, a organização pretende esticar o evento promovendo dois dias de festa. Além dos estandes de comida típica da cozinha nordestina como moquecas, acarajés, abarás e vatapá, haverá artesanato, pinturas e tudo o que a nordeste e o Brasil tem de bom.
A idéia da lavagem da rua 46 foi da artista baiana, Silvana Magda, que tem a intenção de manter viva a tradição brasileira em Nova York. “O Brazilian Day é realizado há 24 anos. E nos últimos 3 eu estou participando da organização. Eu sempre quis trazer um pouco da cultura do povo brasileiro que vive em NY e agora consegui. Vai ser muito bonito. As pessoas vão amar em ver um pouco da minha tão queria Bahia”, disse Silvana.
O final da abertura oficial do Brazilian Day será marcada com o corte da fita por João de Matos, responsável pelo evento, e pela madrinha da limpeza, que será uma convidada de honra cuja identidade será uma grande surpresa para o público.

Tuesday, June 24, 2008

Coldplay

Pessoal, tento não escrever coisas pessoais aqui, mas dessa vez não resisti!
Fui ontem ao show da banda inglesa Coldplay. O show foi sensacional! E olhe que eu nem era tão fã assim, mas depois do show virei fanzona.
O vocalista, Chris Martin tem uma presença de palco incrível. Super animado e tirando brincadeiras com o público o tempo inteiro. A produção, impecável! O show teve vários efeitos, como luzes coloridas, papel picado e bolas substituindo os tradicionais telões.
Mas o melhor de tudo isso é que fui de graça! É, não paguei nada para ver essa banda incrível. Foi uma promoção do Coldplay no site oficial. Era só se cadastrar e esperar para ser sorteado. E eu ganhei! O Madison Square Garden estava lotado e o fantástico era saber que ninguém ali pagou pelo ingresso.
Eles mostraram que gostam MUITO dos fãs. Primeiro por fazer o show de graça. Também porque duas passarelas foram colocadas ao lado do palco para que eles pudessem ficar mais perto do público. E por último o inacreditável momento: eles sairam andando pelo MSG e ficaram do outro lado da arquibancada, em frente ao palco, e cantaram uma música ali mesmo. Fiquei arrepiada. Foi emocionante!
Se tiver outro show, dessa vez eu faço questão de pagar. Vale muito à pena!

Wednesday, June 18, 2008

Fiquem atentos em NY



Para quem nunca visitou Nova York, é bom ler estas dicas básicas e imprescindíveis para conviver em harmonia com os americanos.
No Brasil não temos costume de dar gorjetas para nada. Mas aqui isso é quase lei. As pessoas não são obrigadas, mas dão por acharem que é justo. Num restaurante por exemplo a gorjeta não vem incluída na conta, até porque já existe a taxa de imposto que geralmente é uns 15% do valor. Para a gorjeta, chamada de “tip” você calcula em média 10 ou 15% do valor total, com a taxa incluída é claro!
Já fui em alguns restaurantes brasileiros e como sou muito curiosa perguntei a respeito do comportamento dos brasileiros. O gerente me respondeu que eles não costumam dar gorjetas, aí geralmente a gente já inclui na nota. Os brasileiros odeiam quando combramos pelo prato extra (um prato vazio) quando eles querem dividir alguma comida. É normal aqui, é justo e os americanos não reclamam. Afinal é mais uma pessoa para o garçon atender.
A tip deve ser dada também aos entregadores de pizza, taxistas (que geralmente ganham um dólar apenas por corrida) e nos caixas de supermercados ou lanchonetes. No começo, devo confessar que eu achava ruim, mas já me acostumei e hoje dou gorjeta com o maior prazer. Sei que a pessoa que está recebendo precisa muito mais do que eu.
Outra dica é ao subir as escadas rolantes. Como aqui tem sempre gente com pressa o lado esquerdo da escada precisa ficar livre para quem quiser subir mais rapidamente. E ai de quem ousar ficar parado do lado esquerdo. Com certeza vai ter alguém reclamando.
Ah, e cuidado ao comprar coisas em locais turisticos, geralmente elas são o triplo do preço cobrado normalmente. Isso vale desde o cachorro quente até a máquina fotográfica digital.

Friday, June 13, 2008

Alta dos combustiveis afeta brasileiros


Parar num posto de combustíveis nos Estados Unidos já não é mais tão simples quanto há alguns anos. Hoje o consumidor mais precavido tem que rodar bastante até encontrar um local com gasolina mais barata. O preço dos combustíveis tem subido assustadoramente. O valor do barril de petróleo bate recordes sucessivamente. Até algumas semanas atras, o índice histórico do produto nao passava de 120 dólares. Hoje, o preço gira em torno de 150 dólares por barril.
Esse aumento excessivo teve reflexo imediato no bolso dos motoristas e tem provocado mudanças de atitude entre os consumidores. O brasileiro Mulcy Tenório, que há quatro anos trocou Maceió pelos Estados Unidos, colocou seu carro à venda este mês. Aos 29 anos, trabalha como garçom em Manhattan tem na garagem um Audi A4 ano 2002, um modelo que dificilmente teria chances de comprar se ainda morasse no Brasil. Mas o sonho realizado se transformou num peso no orçamento.
Ele explica que apesar do aumento da gasolina não ter sido o fator decisivo para se desfazer do carro, está preocupado com o gasto que tem tido para abastecer o veículo. "A minha sorte e que não preciso do carro todos os dias. Afinal do jeito que a gasolina está aumentando o meu custo subiu demais e ninguém pode com isso", afirmou o brasileiro.
Alguns amigos dele também adotaram medidas para reduzir o impacto do preço da gasolina no bolso. Não enchem mais o tanque do carro e passaram a usar mais o transporte público. Mulcy considera inacreditável o preço que estão cobrando agora pelo combustível.
Lembra que antigamente conseguia encher o tanque do carro por menos de 20 dólares. "Quando cheguei aqui nos EUA, a gasolina custava pouco mais de 1 dólar e 60 cents. Hoje, o galão já está mais de 4 dolares. E eu já ouvi dizer que no verão vai subir ainda mais. Vai passar dos 5 dólares", disse ele.
O futuro incerto assusta os motoristas e virou tema de campanha dos candidatos a Presidência dos EUA. As propostas incluem até a suspensão dos impostos que incidem sobre os combustíveis para diminuir o valor cobrado pelos distribuidores. A escolha do novo presidente traz grandes expectativas e esperança para os que vivem em solo americano. Enquanto o preço nas bombas continua ascendente, cabe ao motorista o dever da pesquisa. Mulcy chama a atenção para a diferença de preço de um posto de combustíveis para outro. Vale a pena rodar um pouco mais, para ter a certeza de que está pagando menos pelo produto. O sonho do alagoano agora e outro. Em vez de ter um carrão de luxo na garagem, tudo o que ele mais quer e um veículo confortável, porém mais econômico.

Monday, June 9, 2008

Orgulho de ser nordestina

Por sugestão de uma leitora assídua do blog, resolvi complementar o texto abaixo com alguns nomes que me deixam orgulhosa por ter nascido no Nordeste do Brasil.
Portanto, seguem alguns ilustres nordestinos:
Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Gonçalves Dias, José de Alencar, Rui Barbosa, José Lins do Rego, Ariano Suassuna Luiz Gonzaga, Antônio Conselheiro, Ivete Sangalo, Vagner Moura, Tom Cavalcante, Lázaro Ramos, Paulo Gracindo, Vladimir Brichta, Gal Costa, Caetano Veloso, Chico Science, Gilberto Gil, e os alagoanos Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Arnon de Mello, Aurélio Buarque de Holanda, Jurista Pontes de Miranda, Marechal Floriano Peixoto, Marechal Deodoro da Fonseca, Senador Teotônio Vilela, Nise da Silveira, Zumbi dos Palmares, esportista Mário Jorge Lobo Zagallo, Djavan, Hermeto Paschoal e o Cineasta Cacá Diégues.
Pessoal é muita gente boa para lembrar da noite para o dia... é uma lista sem fim!

Friday, June 6, 2008

Amor à pátria


É de impressionar o patriotismo dos americanos. Em quase todas as casas existe uma bandeira do país na porta. E sempre que podem em eventos e celebrações eles levam o símbolo dos EUA com eles. Talvez o fato de ter muito imigrante faça com que eles queiram mostrar que aqui ainda é os EUA. Quem sabe!?
No Brasil não existe isso. Você só vê a bandeira verde amarela quando a seleção brasileira está em campo ou no dia da independência. Será que não amamos o nosso país com a mesma intensidade? Ou não somos estimulados a bater no peito e dizer: eu tenho orgulho de ser brasileiro!
Certo dia em São Paulo, ouvi de uma amiga: “é engraçado que vocês nordestinos sentem um orgulho de onde nasceram. Por aqui a gente não vê isso”. É, acho que sentimos mesmo. Pelo menos eu agradeço por ter nascido num estado tão rico em belezas naturais. Tão elogiado pelas suas praias e povo trabalhador e hospitaleiro. Sobre a pobreza, sem comentários. Esse não é um problema apenas de Alagoas ou do Nordeste, não é mesmo?

Ainda sobre o amor à pátria, eu mesma quando decidi morar fora do Brasil fui comprar chaveiro com a bandeira do país, havainas e até blusa do Brasil. E quando cheguei aqui me perguntei: Por que não fiz isso antes? Por que as pessoas só querem mostrar que são brasileiras quando estão fora do país? Por que não colocam bandeirinha do lado de fora de casa como os americanos? Tenho certeza que apesar de tudo de ruim que vem acontecendo, ainda tempos muitos motivos para se orgulhar da nossa terra natal.

Sunday, June 1, 2008

Sex and the City, o filme

Este fim de semana pude ver de perto a ansiedade das americanas por causa da estréia do filme Sex and the City, baseado na série de TV exibida pela HBO. Para quem nunca ouviu falar na série, ela retrata a vida de quatro amigas que vivem em Nova York. A história pode parecer superficial para alguns, mas muitas garotas já se imaginaram vivendo a vida de uma das personagens com os seus acessórios cor-de-rosa, salto alto e muito brilho. Afinal, qual é o garoto que nunca se viu no lugar do Indiana Jones ou até mesmo do astro de Guerra nas Estrelas hein?

Carrie (Sarah Jessica Parker), Miranda (Cynthia Nixon), Charlotte (Kristin Davis) e Samantha (Kim Cattrall), estão na telona mais maduras e retomam a história quatro anos depois que a série saiu do ar em 2004.
Fui convidada para uma “little party” antes de ir ao cinema na casa de uma amiga americana. Com direito a cup cakes, o famoso bolinho que é o verdadeiro vício do quarteto, e o Cosmopolitan, o coquetel que estrelas tomam frequentemente no programa de TV. Tanto o bolinho quanto o drink estão aprovados!
As amigas americanas estavam empolgadíssimas e contando os minutos para ir ao cinema. Elas contavam os detalhes das temporadas que assistiram e apostavam se a Carrie finalmente teria um final feliz com o Mr. Big. Mas isso eu não vou contar porque o filme ainda não chegou no Brasil ok?
O filme entra em cartaz nas cidades brasileiras no próximo dia seis de junho com diversos figurinos das marcas Chanel, Gucci, e dos famosos sapatos Manolo Blanik. Vários bares de Manhattan serviram de graça o tal drink às pessoas que foram à noite de estréia. E algumas lojas de Manhattan venderam roupas com o nome do filme e outras acessórios iguais aos usados pelas amigas durante os episódios da série.
Uma pesquisa online com mais de 10.000 espectadores que compraram ingressos para "Sex and the City" descobriu que 94% das pessoas eram mulheres, e que 67% planejavam ir ao cinema neste fim de semana com um grupo de amigas.
"Sex and the city", a versão cinematográfica, liderou neste fim de semana as bilheterias nos Estados Unidos e Canadá. As aventuras das nova-iorquinas Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte arrecadaram US$ 55,7 milhões, enquanto que o campeão da semana passada, "Indiana Jones e o reino do crânio de cristal", ficou em segundo lugar, com US$ 46 milhões, depois de arrecadar US$ 101 milhões em sua estréia.
O filme é bem divertido e parecido com os episódios da série. Vale a pena assistir e ouvir as mulheres suspirando, rindo e até chorando ao ver o tão esperado filme. Enjoy
girls!